Tubarão que brilha no escuro é descoberto nas Ilhas Havaianas | Pplware Kids

Tubarão que brilha no escuro é descoberto nas Ilhas Havaianas

Uma nova espécie de tubarão foi descoberta. Cientistas norte-americanos identificaram um pequeno tubarão que pesa menos de 900 gramas. Vive a 300 metros de profundidade nas ilhas havaianas e, brilha no escuro.



Bizarro tubarão

Muito se tem falado de tubarões este verão. Aparecem em águas que supostamente não visitavam, fazem corridas com o melhor nadador do mundo, Michael Phelps e, até aparecem novas espécies.

Diferente das várias espécies de tubarões que conhecemos, que são grandes e pesam muito, este tubarão pesa apenas 900 gramas e tem, entre outras uma característica muito diferente, brilha no escuro.

Há ainda divergências acerca dessa capacidade. Uns cientistas são da opinião que é uma espécie de camuflagem, outra hipótese é que serve como atração para captar presas, mas há ainda quem seja da opinião que brilha como forma de se exibir para atrair parceiro sexual, tal como fazem tantas outras espécies animais.

Espécie semelhante já existia

Aparentemente este tubarão foi descoberto há 17 anos atrás. Em museus existem espécies de tubarões que também brilham. Mas, após medições e comparado com outros tubarões do género foi constatado que esta espécie tem características únicas que o diferenciam, diz Stephen Kajiura co-autor do estudo da Florida Atlantic University, nos EUA.

Por um lado, tem uma forma de cabeça estranha e um focinho invulgarmente grande e inchado, onde as suas narinas e órgãos olfativos estão localizados. Estas criaturas vivem num ambiente profundo e quase sem luz, por isso precisam de ter um grande faro para procurar comida

 

Para além disso, este animal, tem na barriga flancos bioluminescentes que fazem com que brilhe. Em comparação a outros que brilham aos quais foi dado o nome de tubarão lanterna, este não tem escamas na zona da boca, tem menos dentes e número de vertebras diferente.

Para o mundo científico, descobrir uma nova espécie é sempre uma emoção. O mundo dos tubarões não é muito conhecido, existem apenas 450 espécies conhecidas em todo o mundo. Em particular, esta espécie não é fácil de estudar como outras espécies de tubarões existentes devido ao seu tamanho e por viver em águas muito profundas.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×