Terrível furacão Irma ganha força e já fez estragos | Pplware Kids

Terrível furacão Irma ganha força e já fez estragos

O furacão Irma, considerado já como o mais forte da última década, está a deslocar-se rapidamente, devendo chegar ainda hoje às Caraíbas.

Os estragos já começaram, para além de palmeiras arrancadas, barcos virados e carros submersos, os quatro edifícios considerados bastante sólidos de Saint Martin, ficaram destruídos, segundo indicações da BBC News.



No máximo da escala dos Furacões

Na categoria 5, a máxima na escala dos furações, o Irma é o mais forte já registado na bacia do Atlântico. Segundo a NASA, os ventos do Irma já ultrapassaram os 280 km/h. Diferentes imagens mostram a proporção deste furacão que se aproxima das Caraíbas.

Hoje, esta grande tempestade chegou ao arquipélago de Antígua e Barbuda e aproxima-se a passos largos das Ilhas Virgens e de Porto Rico, onde já foi declarado o estado de emergência. O Haiti também pode estar no caminho deste furacão.

Segundo o NHC (Centro Nacional de Furacões dos EUA), o furacão move-se a uma velocidade de 24 km/h. O fenómeno poderá provocar um aumento de até 3 metros no nível normal do mar e chuvas de até 25 cm.

O ciclone transformou-se, na manhã de quinta-feira passada, diretamente de tempestade tropical para furacão. Nessa altura ainda na categoria 2, mas rapidamente evoluiu atingindo assim a intensidade máxima, 5.

 

Irma está a deixar todos em alerta

Considerado pelos especialistas como sendo o mais poderoso da década, no Atlântico, todos os esforços estão a ser feitos para minorar os estragos.

Companhias aéreas como a British Airways e a America Airlines, já cancelaram os voos que fazem para as regiões envolvidas. O aeroporto de Antígua, por exemplo, será fechado hoje. Outros voos, de e para as ilhas da região, também foram suspensos.

A população procura acumular o mais que pode de água, comida e combustível, mantimentos para aguentarem o que aí vem. Começam também a refugiar-se em abrigos. Locais com mais probabilidades de aguentarem o furacão.

 

Avisados do que poderá acontecer

Nas ilhas caribenhas foram alertados para a chegada de uma tempestade potencialmente catastrófica. Nos EUA, os moradores de Key West, na Flórida, foram informados que deveriam sair da área. Nas Bahamas foram planeados voos para levar a população das ilhas do sudoeste para a capital, Nassau.

Apesar dos alertas, existem pessoas que não querem sair das suas casas por vários motivos, especialmente porque têm animais. Reforçam janelas, cortam árvores perto das casas, e esperam que o furacão passe um pouco ao lado.

 

Trajeto calculado para a sua passagem

Através do trajeto calculado foram enviados alertas para 17 ilhas nas quais se incluem Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão, Guadalupe, Porto Rico. O Haiti pode, possivelmente, estar na trajetória do Irma.

Os Estados do Texas e de Louisiana, foram atingidos pelo furacão Harvey, de categoria 4, no passado domingo. Apesar de ainda se estarem a recompor não se sabe ainda, se o furacão chegará aos Estados Unidos. Se acontecer, é um fenómeno que não acontece há quase 2 séculos, Desde 1851 que dois furacões não atingem os EUA na mesma temporada.

Os meteorologistas dizem que mais um furacão está prestes a surgir, José é uma tempestade tropical que está a tomar o mesmo rumo que Irma e poderá, ainda esta noite, passar a furacão de nível 1. Até agora não há registos de estragos, de qualquer forma é importante ter em atenção e seguir as indicações dadas. A partir daqui só resta esperar que a “fúria” da natureza passe.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×