Suécia estreia estradas eletrificadas para recarregar veículos elétricos | Pplware Kids

Suécia estreia estradas eletrificadas para recarregar veículos elétricos

Uma das limitações dos veículos elétricos é a sua fraca bateria que condiciona a autonomia. Não é falta de tecnologia dos motores, não é a adaptação das condições necessárias ao consumo de energia, mas é sobretudo o armazenamento que é pouco para o consumo exigido.

Para combater este tipo de fragilidade, a Suécia vai apostar em eletrificar as estradas para recarregar os veículos elétricos em andamento.


É uma espécie de pista de carros que tanto nos deliciou em miúdos, pelo menos os da geração de 70 e 80. Era fantástico montar a pista, ligar à corrente, colocar os carros de competição na sua linha e apertar o comando.

Bom, a ideia é muito parecida mas adaptada à realidade das estradas e dos transportes atuais. Para este novo conceito, já foram iniciadas as adaptações necessárias e a primeira seção foi feita nos arredores de Estocolmo.

A Suécia inicia a sua jornada rumo à conversão para estradas capazes de alimentar veículos elétricos, com o lançamento dos primeiros 2 quilómetros de estrada transformados para tal na área do aeroporto de Arlanda, nos arredores de Estocolmo. Este é o primeiro passo desde o anúncio do governo do país para criar um sistema de transporte com menores emissões de dióxido de carbono e com maior eficiência energética.

O sistema consiste num braço móvel que pode ser ligado a uma pista, que tem uma guia embutida no pavimento, para fornecer a recarga do veículo que circula na estrada.

A pista é dividida em seções de 50 metros de comprimento, a fonte de alimentação só é aplicada quando necessário, se o veículo sair da seção eletrificada a energia é automaticamente desligada.

Para obter a rentabilidade do sistema, propõe-se identificar o proprietário de cada veículo e, desta forma, a quantidade de energia consumida pode ser faturada eletronicamente.

O teste de estrada de uma secção de 10 km na “rota 893”, distância compreendida entre Arlanda, desde o terminal de carga até Rosersberg, seria ideal para permitir uma maior circulação de veículos pesados. Este projeto de teste contempla mesmo um camião de 18 toneladas que transportará mercadorias.

A ideia não é de todo impossível ou complicada, até porque a Suécia tem apenas pouco mais de 20 mil quilómetros de estradas. De acordo com a previsão de especialistas, electrificar 5.000 quilómetros seria suficiente para ter infraestrutura que pudesse acomodar a necessidade do ambiente. Além do ambiente despoluído, o que é mesmo mais atraente é o facto de ao electrificar a estrada o consumo de energia traria economias substanciais, quer ao nível das infraestruturas de apoio ao carregamento, quer mesmo ao utilizador em tempo… que no mundo atual é dinheiro.

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. Bem, cidades como Lisboa ou Porto têm os eléctricos. Quem sabe se as linhas destes podiam ser adaptadas para veículos eléctricos…

  2. Não me parece má ideia, mas seria necessário que o veículo conseguisse manter a trajectória mantendo assim o contacto com o carril, o que me parece difícil, principalmente em Portugal com tanto asfalto em mau estado

Responder a TD Cancelar resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×