Sabias que o 1º programador foi uma Mulher? | Pplware Kids

Sabias que o 1º programador foi uma Mulher?

Hoje é dia da mulher e, como forma de assinalar esta data e conjugando-a com as novas tecnologias, decidimos publicar uma pequena biografia sobre aquela que foi a primeira programadora do mundo.

Vamos conhecer melhor Ada Lovelace.

Mulher


 

Chama-se Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, e é mais conhecida por Ada Lovelace. 

Nasceu a 10 de Dezembro de 1815 e faleceu a 27 deNovembro de 1852, com apenas 37 anos. Foi a mãe de Ada que lhe provocou o interesse em matemática e lógica.

Foi uma matemática e escritora inglesa, sendo conhecida por todo o mundo como a mulher que escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, designada máquina analítica.

maquinadasdiferencas

 

Máquina Analítica

Trabalhou no projecto do seu amigo Charles Babbage (cientista e matemático inglês) onde desenvolveram a primeira máquina de cálculo e Ada escreveu o algoritmo que poderia ser usado para calcular vários valores de funções matemáticas. Assim, devido a este trabalho, Ada Lovelace é considerada como a primeira programadora da história. Oseu trabalho permitiria que a máquina calculasse os números de Bernouilli
«Ada escreveu ainda diversas notas, entre 1842 e 1843, muitas delas foram publicadas e algumas apenas 100 anos após a sua morte.

ada-lovelace-portrait
A máquina analítica foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações de Ada, foram indicadas como sendo o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador.

Em1982, uma linguagem de programação estruturada foi denominada com o nome “Ada”,uma referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia.

Existe ainda o “Dia da Ada Lovelace”, a 15 de Outubro, com o objetivo de relembrar os seus feitos e os feitos do sexo feminino nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como encorajar mais mulheres nesta área.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×