Sabia que o planeta Mercúrio está a encolher? | Pplware Kids

Sabia que o planeta Mercúrio está a encolher?

A revista Geophysical Research Letters revelou que a sonda MESSENGER (MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry) detetou deformações no planeta Mercúrio o que leva a crer que, devido a atividade tectónica no passado, está a encolher.



Pelo que foi dado a conhecer, ainda antes da sonda MESSENGER, a estação espacial Mariner 10 já tinha registado os primeiros sinais de que Mercúrio está a ficar mais pequeno. As oscilações tectónicas encontradas à superfície do planeta podem ter sido provocadas pelo seu arrefecimento, mas só agora os cientistas conseguiram saber quando e a que velocidade tudo se passou.

Segundo os geólogos este encolhimento teve origem há mais de 3,85 bilhões de anos e durou cerca de 400 milhões de anos. Acreditam ainda que se iniciou devido a um número indeterminado de meteoritos que colidiram com o planeta. Mercúrio encontra-se ainda em modificação não se sabendo quando irá parar, mas a atividade tectónica é praticamente nula e o seu campo magnético está cada vez mais fraco.

The Solar System

Por enquanto nada mais se pode acrescentar pois não há mais estudos e apesar de já estar prevista uma nova visita ao planeta Mercúrio levará muito tempo até lá chegar.

Está previsto para 2018 o Japão e a EU fazerem o lançamento de uma nova missão, a BepiColombo. Composta por duas sondas, esta nova missão mesmo que seja feita na altura determinada demorará cerca de 7 anos a alcançar o planeta, o que faz com que ainda faltem muitos anos para que alguma informação chegue à Terra.

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.