Sabe porque voam os aviões comerciais a 35 mil pés? | Pplware Kids

Sabe porque voam os aviões comerciais a 35 mil pés?

A maioria dos aviões comerciais voam entre os 35 mil e os 42 mil pés de altitude, mas só o fazem porque há um número de factores que “obrigam” o piloto a colocar a aeronave num intervalo seguro para satisfazer esses requisitos. Há, portanto, razões económicas e cientificas por trás desta rotina.


Como vimos no vídeo, há várias razões para que uma aeronave comercial voe nessa cota entre os 35 mil e os 42 mil pés. Para ter ainda uma ideia mais clara, em média cada motor de um 737-800 com winglets (aquela curvatura vertical na ponta das asas) consome 1585 kg de combustível por hora quando voa a 25 mil pés (7625 metros), enquanto se voar a 39.000 pés (11.800 metros) consome apenas 988 kg, são 1,2 toneladas a menos de combustível gasto a cada hora de voo multiplicado por cada motor.

a380

Além do aspecto económico, que é muito importante, há o aspecto segurança e comodidade. Um dos factores que leva o avião a voar bem alto é que nessa zona é tudo mais calmo, em relação aos episódios climatéricos. A maioria das tempestades e raios ocorrem próximos à superfície da terra (na Troposfera), devido à concentração do vapor de água, alterações da temperatura, entre outros. Portanto, quanto mais alto voarmos, maior a chance de evitar turbulências, formações de gelo e outros fenómenos desconfortáveis ao voo.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.