Sabe o que é o Campo Magnético da Terra? | Pplware Kids

Sabe o que é o Campo Magnético da Terra?

Muitas vezes ouve-se falar num escudo protector que defende o Planeta Terra de “agressões” cósmicas que poderiam deixar marcas profundas no nosso planeta. Esse escudo é o Campo Magnético da Terra.


O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com os seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos Sul e Norte magnéticos que apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra.

A teoria do dínamo é a mais aceitável para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, estende-se infinitamente e vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilómetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra.

“A magnetosfera é um escudo invisível que protege o nosso planeta das radiações solares. É um campo instável, cujos pólos podem mudar de sítio. Os observatórios no solo não conseguem ver tudo e por isso são lançados magnetómetros para órbita.”

Neste vídeo, em língua portuguesa, percebemos um pouco o estudo científico do campo magnético da Terra, incluindo as belíssimas auroras.

Via: AstroPT

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.