Sabe com que frequência deve lavar as suas calças de ganga? | Pplware Kids

Sabe com que frequência deve lavar as suas calças de ganga?

Hoje apresentamos-lhe mais uma curiosidade sobre as calças de ganga. Depois de sabermos como apareceu este tecido resistente e ao mesmo tempo confortável, vamos saber se é necessário ser lavado como outra peça.



A ganga é diferente de todos os outros tecidos

Nos dias de hoje é fácil lavar a roupa. Basta pôr na máquina e ela faz o trabalho todo sozinha. Mas nem sempre foi assim, antes de haver máquinas as roupas tinham de ser lavadas à mão, o que fazia com que fossem lavadas com menos frequência.

Apesar disso, há ainda quem deteste o ritual de pôr a roupa a lavar ou pô-la a secar, ou ainda passá-la a ferro. Como as calças de ganga são uma peça de roupa que não se vê a sujidade facilmente, por vezes vão passando de semana em semana.

Mas será que isso é assim tão errado? Será que as calças de ganga deveriam ser lavadas com a mesma frequência com que são lavadas as camisolas ou outras peças de roupa?

Estudo mostra o que acontece

Ao fim de duas semanas de uso intenso, as calças de ganga, já se transformaram numa multidão de bactérias. Que nojo, não lhe parece? A verdade é que, um estudo realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, mostra que, ao fim de duas semanas, ainda estão boas para usar mais uns dias.

Nesse estudo foram analisadas as calças de ganga de um estudante que as usou durante 15 meses sem as lavar. Sim leu bem, 15 meses. As calças em questão foram devidamente analisadas por uma professora de ciência têxtil.

Rachel McQueen, foi quem analisou a peça. Verificou os níveis de bactérias encontradas nas calças e descobriu que, na verdade, as calças de ganga analisadas tinham tantas bactérias como outras calças de ganga usadas apenas há duas semanas.

O estudo mostrou assim que, a ganga, para além de ser um tecido resistente e confortável também pode ser lavada com menos frequência que as outras peças de roupa.

Contudo, se lhes colocar nódoas ou estas começarem a cheirar mal é melhor irem para lavar, mesmo que ainda não tenham passado duas semanas.

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. Bom dia. No entanto, nem toda a ganga é igual, refiro-me em especial à resistência, composição e cor; sendo assim, esta regra aplica – se a todo, e qualquer, tipo de ganga?Mesmo que, umas calças de ganga, possuam tantas bactérias, ao fim de 15 meses, como ao fim de duas semanas de intenso uso, creio ser óbvio que ao fim de 2 semanas, se justifica, plenamente, a necessidade, de lavagem, não? A mesma regra, também se aplica para outras peças, como calções, saias, camisas, casacos, blusões, etc, ou não?

    Desde já, o meu agradecimento pela atenção, e esclarecimentos prestados.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×