Roupa inteligente como extensão do corpo humano | Pplware Kids

Roupa inteligente como extensão do corpo humano

Sempre se ouviu dizer que cada pessoa faz a sua moda, cada um de nós tem o seu estilo e, como tal, tem gostos individuais. Estas também parece ser a linha ideológica da especialista em marketing e design estratégico Linda Franco, que criou uma nova forma de vestir integrando a tecnologia na roupa e projetando o que ela denomina wearables technology.

Linda Franco, CEO e cofundadora da empresa Machina, cria roupas inteligentes recorrendo a sensores que registam os movimentos corporais do utilizador e transformam as peças de roupa numa espécie de extensão do corpo humano.


A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão na moda e é para a moda que a design usa estas tecnologias.

Uma peça de vestuário, um casaco OBE (Out of Body Experience, em inglês), com sensores integrados, transforma o corpo numa interface e conduz as pessoas a um mundo virtual de forma plena. Com esta roupa ligada, Linda Franco melhora a interação das pessoas com a realidade virtual e reduz a sensação de separação com o mundo real.

O seu campo principal de ação parece ser o mundo dos videojogos, já que funciona como se fosse um joystick. Linda Franco, que já tinha lançado empresas relacionadas ao design multimédia e ao mundo da moda, quer levar esta tecnologia a mais setores, além do do lazer. As possibilidades dos têxteis inteligentes são infinitas: no campo da saúde, por exemplo, podem ser programados para tratamentos de fisioterapia. No mundo dos drones, os pilotos podem utilizá-los para pilotar as aeronaves com o próprio corpo.

A Machina ganhou popularidade quando lançaram a MIDI Controller Jacket. Este casaco, que também incorpora sensores, permite criar música através dos movimentos do corpo. A moda sempre foi um veículo para que cada pessoa crie um selo de identidade.

Linda Franco foi eleita pela MIT Technology Review em espanhol como uma dos 35 premiadas com o prémio Inovadores Menores de 35 anos América Latina 2017 e explica que a sua empresa está em pleno crescimento. Para potencializar o seu desenvolvimento, conta com sócios, capital de risco e empresas especializadas. Estes apoios são fundamentais para alavancar o seu objetivo de levar a indústria têxtil, graças à tecnologia portátil, a outro nível: oferecendo uma forma de vestir adaptada ao estilo de cada um e que permite termos maior controlo sobre as ações do nosso corpo.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×