Risco de cancro reduzido com actividade física | Pplware Kids

Risco de cancro reduzido com actividade física

A prática de actividade física já se sabe que é benéfica para a saúde de qualquer um de nós, mas agora há um estudo que vem reforçar a importância de uma vida activa. Uma actividade física praticada com moderação reduz o risco de vários tipos de cancro.


Caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar durante 150 minutos por semana são algumas das actividades, consideradas moderadas, que são aconselhadas para a redução do risco de pelo menos 13 tipos de cancro, segundo o Instituto Nacional do Cancro norte-americano.

Segundo os investigadores, existem já vários estudos que referem que existe uma forte relação entre a prática de actividade física e a redução do risco de desenvolver cancro do cólon, da mama e do endométrio, mas nenhum é realmente conclusivo.

mama_1

Neste estudo, foram analisados dados de 1,44 milhões de pessoas com idades entre os 19 e os 89 anos de idade nos Estados Unidos e Europa, que foram seguidas, em média, durante 11 anos, um período onde foram diagnosticados 187 mil novos casos de cancro.

A principal conclusão desta análise prende-se com aquilo que já havia sido concluído em estudos anteriores, de um risco de cancro mais baixo em pacientes que praticavam exercício físico de forma regular.

Os investigadores foram assim capazes de calcular a seguinte redução do risco dos seguintes cancros, com a prática da actividade física:

  • Mama: -10%
  • Cólon: -16%
  • Endométrio: -21%
  • Rim: -23%
  • Estômago: -22%
  • Sangue: -20%
  • Esófago: -42%
  • Pulmão: -26%

obesidade

Em contrapartida, o risco de cancro da próstata e da pele revelaram um aumento significativo nas pessoas que mais exercício praticavam. O melanoma foi registado principalmente nas pessoas que praticavam exercício em zonas de muito sol dos Estados Unidos.

Fonte: JAMA Network

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.