Qual o destino dos smartphones perdidos? | Pplware Kids

Qual o destino dos smartphones perdidos?

O smartphone (ou outro qualquer telemóvel) é um objecto muito susceptível de ser perdido. É a tecnologia que anda sempre na mão e qualquer distracção pode fazer com que seja esquecido em qualquer lado.

Mas, depois de perdido o que é que lhe acontece?

smartphone perdido


É muito difícil saber o que acontece a um smartphone no fim de o perder, a não ser que a pessoa que o encontre consiga entrar em contacto com o seu proprietário e o consiga devolver.

Por este motivo, a Avast, que desenvolve software de segurança também para estes dispositivos, instalou várias aplicações de segurança em 20 smartphones e “perdeu-os” nos Estados Unidos, 10 em São Francisco e 10 em Nova Iorque.

Através das aplicações instaladas foram inseridas informações de contacto para devolução mas apenas 4 dos smartphones foram devolvidos.

smartphone perdido 1

 

O que aconteceu aos outros 16?

Na verdade, na maioria dos smartphones foi feito um restauro de fábrica e graças a um dos softwares de segurança instalados foi possível seguir o rasto deles, já que o software “resistiu” ao restauro de fábrica.

  • Um dos smartphones chegou à Índia, tendo viajado de navio até lá
  • A República Dominicana recebeu também um dos equipamentos
  • Outro foi parar a uma loja de penhores
  • E outro ainda parece que percorre as ruas de São Francisco diariamente, possivelmente ficou na posse de um taxista.

Todos os anos são perdidos mais de 3 milhões de telemóveis em todo o mundo e está provado que as pessoas que os encontram estão mesmo a precisar de um smartphone novo!
 

Já alguma vez perdeu ou encontrou um smartphone? E se encontrou, conseguiu devolvê-lo?

Arquivado na categoria: Curiosidades


4 Comentários

  1. Infelizmente já perdi um – Samsung galaxy S2, mas graças ao Cerberus consegui recuperar. Foi uma aventura total.

    Foi desligado e colocaram um novo cartão – sem reset ao telemóvel. Recebi no telemóvel de serviço (configurado na aplicação) o número do outro cartão. Tirei fotos à pessoa remotamente, descobri à sua localização, telefonei-lhe indicando que tinha estas informações todas e acabei por ir à um posto da GNR buscá-lo (30km da minha localização). Quando lá cheguei, os agentes disseram-me que tinha tido sorte da pessoa que o encontrou ser gente de bem… Se eles soubessem… No entanto já tinha sido apanhado nas câmaras de vigilância do meu local de trabalho… Se não fosse a aplicação, seria por ali..

    Aplicação muito recomendada.

  2. Para o bolso… 🙂

  3. Eu por acaso já encontrei um smartphone, quando fazia uma caminhada em família, mas no meu caso tive em atenção de que se fosse eu a perder também gostaria que me fosse devolvido. Como o que encontrei não tinha qualquer bloqueio entrei em contato com um dos contatos e fiz a entrega pessoalmente.

  4. e que softwares de segurança sao esses que resistem aos resets de fabrica? Sou gajo pa comprar isso!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×