Portugal está presente no projeto do maior telescópio do mundo | Pplware Kids

Portugal está presente no projeto do maior telescópio do mundo

Pode não parecer, mas Portugal é um dos países que está presente nas maiores conquistar do homem. A nossa tecnologia sai alem portas e conquista o mundo.

Isto pode ser visto agora no Square Kilometer Array (SKA). É este o nome do maior telescópio do mundo, a primeira grande produção a ser energeticamente auto-suficiente.



Portugal está diretamente envolvido neste projeto

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma das entidades que faz parte na produção do sistema de energia utilizado para “alimentar” as antenas do Square Kilometer Array.

O IT (Portugal), várias instituições europeias académicas e industriais, e personalidades importantes das energias renováveis estiveram na apresentação dos resultados da demonstração final, em Portugal, do sistema de energia híbrido com motor de Stirling para protótipos SKA. Este, a par da International Space Station (ISS), é uma das maiores obras de cooperação em engenharia.

SKA, o telescópio que terá um forte impacto Social e Económico

Será a primeira mega infraestrutura científica energeticamente auto-suficiente, o que terá um grande impacto social e económico.

O SKA será construído em zonas de alta irradiação solar como África do Sul, com estações distantes no Botswana, Gana, Quénia, Madagáscar, Maurícias, Moçambique e Namíbia, e na Austrália e Nova Zelândia, esperando-se que tenha um grande impacto social e económico nos países onde será instalado.

Graças à tecnologia stirling hibrida, a flexibilidade, a escalabilidade e a simplicidade, ajudam a que este telescópio se possa fixar em qualquer tipo de terreno, o que é uma grande mais-valia.

A energia utilizada vai ser energia elétrica limpa, uma vez que vão ser utilizadas simultaneamente a energia solar e a energia de biomassa na forma de biogás. O sistema B4SKA serve como exemplo de energia que pode crescer e servir como energia para o futuro desenvolvimento das aplicações de infra-estruturas que tal como a SKA sejam infra-estruturas científicas maiores.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.