Portugal está na rota de colisão da Tiangong-1 | Pplware Kids

Portugal está na rota de colisão da Tiangong-1

A Estação Espacial Tiangong-1, da qual a agência chinesa perdeu o seu controle desde 2016, volta a ser notícia, desta vez porque é provável que alguns destroços cheguem em Portugal.

nave_china_1


Acontecimento cada vez mais próximo

Era sabido, desde o ano passado, que destroços da nave chinesa poderiam cair no espaço europeu. A altura exata da sua chegada à Terra não era conhecida, mas estimava-se que fosse entre o final de 2017 e o início de 2018.

O ponto exato de colisão continua a ser igualmente desconhecido mas, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a data para o acontecimento encontra-se cada vez mais próxima, estando prevista entre 24 de março e 19 de abril.

Como auxilio, os especialistas que acompanham a queda da nave, criaram um mapa. Esse mapa ajuda a definir uma rota e aponta quais os locais mais prováveis onde podem cair os destroços.

Anteriormente, a Agência Espacial Europeia, através de Holger Krag, chefe de divisão de lixo espacial da agência, deu a conhecer que a queda dos destroços dificilmente seria a norte de 43ºN ou a sul de 43ºS.

tianong-1

Portugal incluído na rota de colisão

O que fez com que países como Itália e Grécia fossem possíveis alvos. Sabe-se, no entanto, que apesar da maior parte da estação poder ser consumida na reentrada da atmosfera, alguns destroços farão o seu percurso até à Terra.

Segundo o G1, portal de notícias brasileiro, um dos módulos da nave, com cerca de 15 m3 e 8,5 toneladas, pode não se desintegrar por completo na sua entrada na atmosfera terrestre.

Com a aproximação da altura em que os destroços vão cair, surgem novos dados e, aparentemente Portugal passou a fazer parte dos países da Europa que poderão estar envolvidos na queda dos destroços.

De qualquer modo não há motivos para alarme, a nave, ou o que resta dela, está a ser acompanhada. Para além disso é importante relembrar que, até hoje, não são conhecidos incidentes ocorridos com destroços de naves espaciais.

Arquivado na categoria: Curiosidades


0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Portugal está na rota de colisão da Tiangong-1 | | Revista Digital de Noticias - […] Portugal está na rota de colisão da Tiangong-1 Portugal está na rota de colisão da Tiangong-1  PplwarePortugal na rota de…

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×