O mais longo eclipse do século está a chegar | Pplware Kids

O mais longo eclipse do século está a chegar

Julho tem tudo para ser um ótimo mês para os amantes de astronomia. A EarthSky reportou que na manhã do dia 28 deste mês, o hemisfério oriental vai ser palco do mais longo eclipse lunar previsto para o século XXI.

Se é um apaixonado por fenómenos astronómicos, então veja o que o universo tem para mostrar.


Os astrónomos esperam que os orientais sejam presenteados com um eclipse total com duração de 1 hora e 43 minutos. De realçar que o eclipse mais longo possível pode durar até 1 hora e 47 minutos. Antes e depois da fase total ocorre o eclipse parcial. Os especialistas esperam que este dure cerca de 3 horas e 55 minutos.

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão diretamente alinhados e a órbita da Lua leva-a diretamente para a sombra da Terra. Este eclipse em específico vai ter uma maior duração, uma vez que a Lua vai passar pela parte mais escura da sombra da Terra. Conhecida e apelidada de umbra, vai dar à Lua um brilho avermelhado, dando origem a uma “lua de sangue”.

De acordo com a EarthSky, o apogeu da Lua é quando ela atinge o ponto mais distante da Terra na sua órbita mensal. A lua cheia de julho vai acontecer ao mesmo tempo que o referido auge. Por ser a menor e mais completa lua cheia do ano, significa que vai demorar mais tempo a passar pela sombra escura da Terra, proporcionando uma maior duração do eclipse. Na Austrália, o eclipse começa às 3h14 da manhã e o seu máximo é visível às 6h21.

Alguns dias após o fenómeno, Marte vai passar o mais próximo da terra, desde 2003. No dia 31 de julho, vai estar a apenas 35,8 milhões de quilómetros da terra, tornando-se visível a olho nu. Os astrónomos do hemisfério oriental vão poder ver Marte e a “lua de sangue” nos dias 28 e 29 de julho.

 

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×