Miopia, a epidemia que está a avançar a passos largos | Pplware Kids

Miopia, a epidemia que está a avançar a passos largos

Há cada vez mais pessoas com miopia. Em 50 anos a doença duplicou, e se continuar a avançar, em 2020 um terço da população mundial será míope e em 2050 a miopia já terá atingido metade da humanidade.



Estará a miopia a tornar-se numa epidemia?

Segundo Earl Smith, médico e professor do desenvolvimento da visão da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, estamos a meio de uma epidemia global de miopia. Aparentemente esta tem mais incidência entre os jovens do leste da Ásia. 90% dos estudantes que concluem o ensino médio, em países como a China e a Coreia dos Sul são os mais afetados. Mas por todo o mundo, a doença está a afetar pessoas de uma forma acelerada, apesar de não de uma forma tão alarmante.

O que é a miopia?

A miopia é uma deficiência visual, apesar da pessoa ver bem qualquer coisa ao perto, é dificultada a visão de objetos ao longe, torna difícil focar o que está ao longe. Isto acontece porque o globo ocular cresce mais que o normal. Uma das primeiras manifestações é na idade escolar, daí ser tão importante a visita ao oftalmologista antes da entrada para o ensino básico. Evolui e, se não detetado a tempo, vai piorando e desenvolver o perigo de cataratas, glaucoma, desprendimento da retina, e outras doenças, até chegar à cegueira.

Qual é a causa?

Especialistas acreditam que uma das principais causas é o fator genético, mas estudos comprovam que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm menos probabilidade de ficar míopes em comparação com as que passam grande parte do tempo em ambientes fechados.

Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes

acrescenta Earl Smith.

Wallace Chamon, médico, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, revelou que 25% da população brasileira dos centros urbanos também foi afetada pela miopia. Outros estudos que realizou em regiões mais distantes, onde está incluída a população India do Xingú e a ribeirinha do Rio Pauiní, constatou que apenas 5% tinha miopia.

Espaços fechados contribuem para aparecimento da miopia

Segundo Smith, a educação cada vez mais exigente, e o excessivo tempo em sala, em espaços fechados contribui para que a pessoa se torne míope. Na Ásia, 80% a 95% dos jovens que terminam o Ensino Médio nas zonas urbanas têm miopia, e na sequência do estudo, tudo indica que na Europa e nos Estados Unidos esteja a aumentar a probabilidade.

Como alterar a situação?

Apesar da miopia não ter cura nem ser reversível, há formas de desacelerar o processo, por exemplo usando óculos logo que é detetada a doença. Outra forma é a cirurgia a laser, apesar desta só poder ser feita em adultos.

Estimular as crianças para brincadeiras ao ar livre é uma grande ajuda, para além de correrem menor risco, também pode desacelerar a miopia. Os níveis de luz no exterior são mais altos. Ao contrário do que acontece destro de casa, onde tem de haver mais esforço da vista para focar um objeto. Ler, escrever, o uso de tablets, computadores e smartphones aumentam o risco de miopia.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×