Madeira transparente? Sim, já existe! | Pplware Kids

Madeira transparente? Sim, já existe!

Um grupo de investigadores da Suécia desenvolveu um material que pode vir a ser um substituto do vidro e que poderá vir a reduzir de forma significativa os custos de produção de estruturas como janelas, fachadas ou até mesmo painéis solares.

madeira_transparente


Do Real Instituto de Tecnologia sueco (ou Kungliga Tekniska Högskolan – KTH) surgiu um novo material que promete revolucionar o futuro de muitas construções, falamos de madeira transparente.

A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na produção de painéis solares, uma vez que é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável.

referiu Lars Berglund, director do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH

madeira_transparente_1

Segundo o investigador este material poderá vir a revelar-se extremamente importante na redução de custos inerentes à produção de painéis solares em grandes superfícies, podendo ainda beneficiar regiões com boas condições climáticas para a utilização deste tipo de energia.
 

Como fica a madeira transparente?

A madeira tem que passar por um processo químico de remoção de um componente natura da sua parede celular denominada de lignina. Este processo, inicialmente, faz com que a madeira fique branca e porosa. É então depois que esta superfície é revestida por polímero transparente com propriedades ópticas, segundo explicou o investigador à BBC.

lignina

Com alguma manipulação ao nível da nano-escala é possível então obter o efeito transparente pretendido numa lâmina de madeira natural.

Este método é o primeiro capaz de produzir madeira transparente a uma escala industrial, ainda que já tenha sido descoberto, anteriormente, um método a uma escala microscópica.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.