Light Rider - Lançada a primeira mota impressa em 3D | Pplware Kids

Light Rider – Lançada a primeira mota impressa em 3D

A impressão 3D tem aberto a porta a novas e a interessantes possibilidades. Com novos materiais a surgirem como alternativa para impressão, há toda uma nova paleta de ideias que podem ser exploradas.

Recentemente a APWorks apresentou a Light Rider, a primeira mota criada a partir de impressão 3D. Se é um produto espectacular, o seu preço não lhe fica atrás!

Light_Rider_1


A Light Rider é a mais recente criação da APWorks, uma empresa da Airbus dedicada a projectos de impressão 3D em novos materiais e com novas técnicas.

Recorrendo à impressão em metal conseguiram criar um quadro com um peso reduzido, de apenas 6kg, e que alberga todos os componentes desta mota eléctrica. Com o restante equipamento, o peso continua reduzido e vai apenas para os 35kg.

Na impressão 3D deste quadro, a APWorks usou técnicas que apenas a empresa domina e um material que desenvolveu. Essa liga de alumínio, chamada Scalmalloy, que tem a força do titânio, é usada para criar estruturas complexas com finas camadas unidas entre si.

Light_Rider_2

Mas as especificações da Light Rider não se ficam pelo seu peso. O motor eléctrico que a equipa permite-lhe uma velocidade máxima de 80km/h e uma autonomia de 60 km. Pode acelerar dos 0 aos 45km/h em apenas 3 segundos.

Mesmo sendo apenas uma prova de conceito, a APWorks criou a Light Rider para a comercializar, sendo o seu preço condizente com as suas especificações e singularidade. O preço de cada uma das 50 motas fabricadas é de 50.000 euros.

A possibilidade de criar estruturas complexas e muita vezes impossíveis de criar através da maquinação é uma da mais valias deste tipo de impressão e que fica bem patente na Light Rider.

O futuro da impressão 3D está aberto e cada vez mais vão surgir aplicações reais não apenas em materiais plásticos, mas também em metal e até em comida.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.