Já está preparado(a) para ver o eclipse da lua domingo? | Pplware Kids

Já está preparado(a) para ver o eclipse da lua domingo?

A madrugada de segunda-feira será “mágica” nas mais diversas formas. A maior parte do planeta poderá desfrutar de um raro espetáculo: eclipse total da Lua simultâneo a uma Super Lua. Tal sobreposição não ocorria desde 1982 e só voltará a acontecer em 2033.

O que faz um eclipse total? Deixa a Lua completamente na sombra, pois a Terra ficará entre a mesma e o Sol. Por outro lado, a Super Lua ocorre quando o astro se encontra na fase cheia ou nova no ponto mais próximo da Terra.

superlua


O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) descreve tudo o que irá acontecer após a meia-noite: a lua entrará na penumbra da Terra por volta da 1h10, escurecendo progressivamente e adquirindo tons acinzentados. Às 2h07, a Lua começará a entrar na sombra da Terra, ficando avermelhada e acastanhada. Por volta das 2h46 a Lua estará numa posição em que será vista 14% maior no céu.

O início do eclipse total acontece às 3h11, ou seja, no momento em que a lua entra totalmente dentro do cone de sombra da Terra, atingindo o seu apogeu às 3h47 e terminando às 4h24.

domingosuperlua

Apesar de ficar totalmente na sombra, a lua não deixará de ser visível mas irá apresentar uma cor avermelhada e acastanhada – uma “lua de sangue”. De acordo com o OAL, este fenómeno acontece porque durante um eclipse lunar os raios solares incidem na lua após atravessarem a atmosfera terrestre, onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde (que ficam mais retidos na atmosfera). Assim, durante o eclipse, a lua não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada.

Pelo meio, às 3h50, ocorre o instante da fase de Lua Cheia – a super lua, que ao coincidir com a altura do máximo do eclipse, dá origem a um eclipse da super lua. O fenómeno só terminará totalmente às 6h24, quando a lua sai completamente da penumbra, voltando à sua tonalidade habitual.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×