Já está bronzeado? A culpa pode ser de radiação extra-galáctica | Pplware Kids

Já está bronzeado? A culpa pode ser de radiação extra-galáctica

Se achava que o bronzeado se devia apenas às radiações solares, desengane-se.

Uma equipa de astrónomos concluiu que 10 bilionésimos de um bronzeado se deve a radiação extra-galáctica, vinda fora da Via Láctea.

bronzeado


Astrónomos australianos e norte-americanos realizaram um estudo que indica que uma ínfima parte da radiação a que estamos sujeitos e que contribui para o nosso bronzeado é proveniente do exterior da Via Láctea.

A maioria dos fotões são fornecidos pelo Sol mas, ainda assim, 10 bilionésimos da radiação provém de outras partes do Universo.

galáxia

Luz de fundo extra-galáctica é a denominação correcta para esta radiação e tem origem nos núcleos das estrelas de galáxias distantes e na propagação de energia de matéria absorvida por buracos negros.

Para a realização desta investigação, foram utilizados telescópios da NASA e da Agência Espacial Europeia e foi medida com precisão a quantidade de luz que atinge a Terra proveniente da Via Láctea e fora dela.

 

Será que é prejudicial para a saúde da nossa pele?

Segundo os investigadores, não existe qualquer perigo associado a este tipo de radiação.

Embora 10 mil milhões de fotões por segundo possa parecer muito, teríamos que estar sujeitos a este tipo de radiação durante milhões de anos antes de que pudessem causar qualquer dano duradouro

Fonte: The Astrophysical Journal

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.