Investigação sobre glaciar que poderá derreter em breve | Pplware Kids

Investigação sobre glaciar que poderá derreter em breve

No sudoeste do continente da Antártida, existe um rio de gelo apelidado o “mais perigoso glaciar do mundo”. No dia 30 de maio, cientistas americanos e britânicos oficializaram uma ação que visa investigar o glaciar Thwaites.

O objetivo deles é perceber se este está a caminhar para um catastrófico colapso, num futuro próximo.


O facto do glaciar Thwaites estar a derreter, em média, 40 centímetros por ano, de acordo com a BBC, é do conhecimento de todos. Isto, por si só, causou o aumento dos níveis globais das águas do mar em 4%, nos últimos 25 anos. Como se não fosse já suficiente, os investigadores temem um impacto muito maior por parte do Thwaites, ou seja, se as águas oceânicas se infiltrarem o suficiente debaixo deste glaciar, uma massa do tamanho da Florida poderá “verter” para o oceano. Se isto acontecer, as estimativas, que variam amplamente, sugerem que o nível global das águas do mar pode elevar até quatro metros.

David Holland, geocientista da Universidade de Nova Iorque, referiu ao The Washington Post que “basta o degelo do Thwaites para haver uma mudança dos níveis globais do oceano, no próximo século”. Juntamente com o seu colaborador da British Antartic Survey, lidera uma das seis missões de campo que compõem a International Thwaites Glacier Collaboration (ITGC).

O projeto protagoniza a maior colaboração científica antártida vista em décadas, envolvendo mais de cem cientistas de todo o mundo, com um custo final estimado em mais de 55 milhões de dólares. Isto vai incluir medidas das taxas que comprovam que o volume e a massa de gelo estão a sofrer efeitos de alteração e vai depender fortemente de bombas submersíveis remotas a investigação da quantidade de água salgada que se moveu abaixo do glaciar.

Os investigadores vão ser acompanhados por um elenco constituído por não-humanos. Estes últimos vão ser equipados com sensores que monitorizam a temperatura da água, enquanto eles nadam. Serão também acompanhados pelo conhecido como Boaty McBoatface.

Segundo o The Guardian, se mantivéssemos os níveis atuais de emissão de gases de efeito de estufa, sem ter em conta o colapso dos glaciares, as estimativas do aumento do nível das águas do mar, pelo Intergovernmental Panel on Climate Change, já previam um aumento entre 25 e 40 centímetros.

Explorar a condição do glaciar Thwaites é, claramente, um assunto de importância global e é essencial que uma equipa global agarre no assunto.

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. “…sugerem que o nível global das águas do mar pode elevar até quatro quilómetros.”

    Não serão 4 metros?

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×