Hoje é o Dia Nacional dos Avós | Pplware Kids

Hoje é o Dia Nacional dos Avós

Hoje assinala-se, em Portugal, o dia dos avós! Segundo consta, a data escolhida teve a ver com o fato de dia 26 de julho ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.



Os avós têm todo o tempo do mundo para os netos

Os avós atuais são amigos, cúmplices e conselheiros e, se não fosse a aparência física dir-se-ia que avós e netos são colegas. Para além da saudável cumplicidade, as brincadeiras e conversas são de perfeitos amigos, que se entendem na perfeição. A proximidade que vivem estas duas gerações leva a que, por vezes, conselhos e avisos sejam entendidos de uma forma mais positiva.

Na fase de ser avô/ó já não há a responsabilidade de ter de educar, de ser rígido para formar uma boa pessoa. Até há quem diga que os avós servem para “estragar” os netos com mimos. Os avós, principalmente os reformados têm outra disponibilidade e o que mais querem é aproveitar os netos por isso, a melhor forma de o fazer é não os contrariar e deixar-se levar nas suas vontades.

A tecnologia também aproxima avós e netos

A tecnologia é uma ferramenta que ajuda a juntar avós e netos. As gerações não estão muito distantes a esse nível, o que faz com que seja fácil encontra-las juntas, em frente ao computador, tablet ou smartphone, a confraternizar sobre algo engraçado que descobriram nas redes sociais, ou a ensinar um ao outro alguma novidade.

Outra vantagem da tecnologia presente na vida de avós e netos são ferramentas como o conhecido skype que ajuda a encurtar a distância física que por vezes existe entre eles.

O papel de avós já foi diferente

Mas os avós nem sempre foram o que são hoje. O papel de avós tem sofrido algumas alterações.

Antigamente muitos dos avós tinham como função o papel de pais. Alguns pais tinham de emigrar, muitos por motivos económicos, o que levava a que os avós se tornassem pais e tivessem de se impor e educar os seus netos. Com o avançar dos tempos, em vez de emigração passou a haver migração, a deslocação dos pais para as grandes cidades. Desta vez já acompanhados dos filhos e deixando os avós com o papel de visita. As visitas que os netos adoravam receber, pois para além de presentes davam-lhes mimos, que os pais, muitas vezes, não tinham tempo de lhes dar.

Felizmente houve essa evolução e há até estudos comprovados que confirmam que os avós que passam tempo de qualidade com os netos ficam com o sistema imunitário mais fortalecido, reduz o risco de Alzheimer. Tudo isto porque os netos lhes trazem felicidade e ajuda-os a estar fisicamente mais ativos.
Por isso já sabe, se é dos felizardos que tem presente os seus avós aproveite e divirtam-se juntos.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×