Existem mutações genéticas que desconhecíamos que o eram | Pplware Kids

Existem mutações genéticas que desconhecíamos que o eram

Sabia que algumas características que, nos dias de hoje são perfeitamente normais, não passam de mutações genéticas que a humanidade foi desenvolvendo? Conheça alguns desses exemplos.



Olhos Azuis

O aparecimento dos olhos azuis surgiu numa mutação ocorrida no gene OCA2. É uma mutação relativamente recente, uma vez que o primeiro caso conhecido de olhos azuis aconteceu em Espanha há cerca de 7 mil anos.

O pigmento castanho da íris sofreu uma pequena alteração, desapareceu, e deu origem à cor azul.

Atualmente 8% da população mundial tem olhos azuis!

Tolerância à lactose

Nos dias de hoje o que se ouve falar é de intolerância à lactose, e na verdade o Homem, já antes o foi. A conversa de que não devemos beber leite e de que somos o único animal adulto que o bebe, é pura verdade.

O leite das vacas não era para ser consumido pelos humanos mas, quando o Homem começou a domesticar este tipo de animais, há 10 mil anos atrás, uma mutação no gene MCM6 fez com que fosse possível consumir leite sem que passasse mal.

Há dados que indicam que essa mutação teve origem na Europa, mas que também surgiu de forma natural na Índia.

Cabelos Ruivos

Apesar de menos habitual que os olhos azuis, os cabelos ruivos são também uma característica que sobressai nas pessoas que os têm. Quando nos lembramos dos escoceses, lembramo-nos dos cabelos ruivos e, na verdade, é onde se encontra a maior concentração de gente com cabelos vermelhos naturais. Essa concentração deve-se ao isolamento geográfico.

A mutação deu-se no gene MC1R, que é responsável pela produção de melanina, que aconteceu entre os 20 a 40 mil anos atrás.

Dente do Siso

Muitas pessoas adultas, dizem que ainda não têm os dentes do siso. Há quem diga, por brincadeira que, quem não tem dentes do siso não tem juízo. Pois bem, se assim for o juízo vai passar a faltar em muita gente pois os dentes do siso para pouco nos servem.

No seguimento da descoberta do fogo, os dentes deixaram de ter de aplicar tanta força nos alimentos devido a estes passarem a ser cozinhados. Assim, os terceiros molares, normalmente conhecidos por dentes do siso, deixaram de fazer falta e dai as pessoas que desenvolvem essa dentição serem cada vez menos. Provavelmente acabará mesmo por deixar de se desenvolver.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×