Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama | Pplware Kids

Encontrado molusco gigante que se alimenta de lama

Foi encontrado nas Filipinas, por um grupo de cientistas, a primeira espécie viva do Kuphus polythalamia – molusco aquático gigante. Uma longa e fina criatura que vive dentro de uma concha que mais parece um corno ou um dente de elefante… uma lenda dos mares finalmente real.


Os primeiro registos deste molusco datam do século XVIII, através das suas conchas, existindo ainda alguns exemplares preservados em etanol em coleções existentes nalguns lugares do mundo, mas esta é a primeira vez que são encontrados exemplares vivos.

Aparentemente, foram cinco os moluscos encontrados pelos cientistas dos Estados Unidos, Filipinas e França, na ilha de Mindanau nas Filipinas.

 

As curiosidades sobre este animal marinho não terminam por aqui

Este estranho ser pode atingir 1,55 metros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro, alimenta-se de fragmentos marinhos e lama, usando para isso um tipo de bactéria.

A sua concha é formada de carbonato de cálcio, que é o principal componente de rochas como o calcário, e na cabeça cria uma capa rígida que se retrai quando o molusco se quer enterrar na lama.

Existem outras espécies da mesma família, mas não atingem sequer 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro e alimentam-se de madeira apodrecida das embarcações.

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.