Encontrado alinhamento estranho de Buracos Negros | Pplware Kids

Encontrado alinhamento estranho de Buracos Negros

O cosmo está cheio de surpresas e muitas incertezas, mas há cada vez mais tecnologia que nos ajuda a descobrir verdadeiros factos estranhos, que poderão demorar décadas a ser explicados.

Um desses factos foi agora relatado. Os astrónomos fizeram uma nova descoberta bastante peculiar e que não está relacionada com Buracos Negros.

Buraco negro


Foi na África do Sul, nas Universidade da Cidade do Cabo e Universidade do Cabo Ocidental, que foi conseguida uma imagem que está a deixar a comunidade muito curiosa.

Os investigadores encontraram um local onde todos os jatos relativísticos de buracos negros estavam orientados para a mesma direcção.

Alinhamento de buracos negros

O que são Jatos Relativísticos?

São jatos de plasma que emergem do centro de algumas galáxias que ainda estejam activas. Estes podem ter o tamanho de várias centenas de milhares de anos luz. No entanto, estes jatos podem ocorrer à volta de buracos negros mas com um comprimento bastante menos.

Realmente, o que é curioso na imagem detectada é que os jatos estão apontados exactamente na mesma direcção. Isto faz com que os investigadores não tenham toda a certeza da causa, mas poderá ser pela flutuação de massa no universo primordial.

A imagem foi feita ao longo de 3 anos pelas ondas de rádio transmitidas pelo Giat Metrewave Radio Telescope.

Via: RAS

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. O que significa um comprimento bastante menos? Normalmente fala-se em cosmos…

  2. penso ter sido um “typo”, o que Andreia de Almeida queria escrever provavelmente seria “um comprimento bastante menor”.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.