Em 2050 haverá mais lixo do que peixes nos Oceanos! | Pplware Kids

Em 2050 haverá mais lixo do que peixes nos Oceanos!

Uma enorme “ilha de lixo” foi encontrada a flutuar nas águas azuis da ilha do Caribe. Uma zona conhecida pelo seu ecoturismo e águas límpidas onde se avistam corais.



Temos de ter consciência do que se passa

Mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos, estudos levam a acreditar que, em 2050 haverá mais lixo nos oceanos do que peixes.

Ver imagens como esta, em que, uma grande extensão de lixo composta por garrafas, sacos e talheres de plástico entre várias embalagens, a flutuar juntamente com algas marinhas, é vergonhoso.

Por todo o mundo são divulgados dados que nos ajudam a entender o que se passa e divulgadas medidas para conseguirmos tornar mais saudável a vida no nosso planeta, já era altura de mudarmos de atitude.

Roatan, com apenas 12 milhas de comprimento e três milhas de largura, é conhecida pelas suas praias, pelos desportos aquáticos que podem lá ser feitos e pelos mergulhos em que podem ser vistos corais. Para além dos desportos a ilha é também conhecida pelo seu ecoturismo.

Lixo bloqueia a passagem da luz solar

A maré de lixo avistada é de tal forma grande que, uma fotografia tirada de baixo de água, mostra que o lixo bloqueia a entrada dos raios solares na água, como se de uma enorme nuvem se tratasse.

A Blue Planet Society, um grupo de pessoas voluntárias que faz campanhas para salvar os oceanos do mundo, é da opinião que este lixo possa ter vindo do rio Motagua na Guatemala.

O rio Motagua já anteriormente foi notícia. Em 2016, devido a uma situação idêntica à que está a acontecer em Roatan, as autoridades do Ministério das Relações Exteriores e do Meio Ambiente implantaram projetos a curto, médio e longo prazo para evitar o lixo nas praias da zona.

Todo este lixo tem grande influência na vida animal e humana destas regiões. Estas zonas de praia vivem do que o mar lhes dá, não só da pesca mas também dos turistas que chama devido às águas limpas e ótimas para fazer desportos aquáticos.

 

Mensagem de uma habitante

Caroline Power, uma habitante de Roatan, publicou nas redes sociais o acontecimento apelando à consciência de cada um. O seu intuito foi levar as pessoas a pensar sobre o uso do plástico.

Você ainda usa sacos de lixo de plástico? Frascos de refrigerante de plástico? Sacos de fecho de correr? Embalagem plástica em sua comida? Você compra papel higiénico que vem envolto em plástico em vez de papel? Você coloca suas frutas e vegetais em sacolas de produtos no supermercado?

Escreveu Caroline Power numa publicação no facebook.

Mais de 600 espécies de todo o mundo estão a ser seriamente prejudicadas devido à poluição existente. Há quem fale que este acontecimento pode ser considerado a sexta extinção em massa da vida na Terra.

Estima-se que os nossos mares contenham cerca de 51 biliões de partículas microplásticas, 500 vezes mais do que a quantidade de estrelas existentes na nossa galáxia.

Será que estes dados não são razão suficiente para mudarmos de atitude?

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×