Dormir pouco ou sono interrompido: qual é o pior? | Pplware Kids

Dormir pouco ou sono interrompido: qual é o pior?

Parece que cada vez se dorme menos e com menos qualidade. Cada vez nos deitamos mais tarde e continuamos a levantar cedo e cada vez mais há gente a sofrer de perturbações do sono ou a ser acordado durante a noite pelos mais diversos motivos.

Entre estes cenários, qual o mais prejudicial para a boa disposição das pessoas?

sono


Depois de um estudo a três grupos de indivíduos, investigadores da Escola Universitária de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluíram que ter um sono interrompido várias vezes durante a noite é mais prejudicial para a saúde e bem-estar das pessoas.

 

Acordar várias vezes durante a noite contribui para o mau-humor das pessoas.

 
Nesta investigação 62 pessoas caracterizadas por dormir bem foram divididas em três grupos que dormiram durante 3 noites num laboratório de sono: um terço das pessoas eram acordadas durante a noite em diversos momentos aleatórios; outras só se podiam deitar bastante tarde, mas não eram acordadas durante a noite; e as restantes podiam dormir sem interrupções ou horários marcados.

dormir_0

Aparentemente, segundo os investigadores, o bom-humor está relacionado com as ondas lentas de sono, que caíam de forma repentina nos casos das pessoas que eram acordadas durante a noite.

O principal alerta que os investigadores deixam é que, apesar de os resultados não serem muito conclusivos, deve haver um esforço para aumentar tanto o tempo quanto a qualidade do sono, o que não significa que quem dorme mais é mais bem humorado, já que, num adulto, dormir mais de 8/9 horas por dia também é desaconselhado.
 

No seu caso, em qual dos cenários se enquadra?

Fonte: TIME

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×