Desde há 40 anos que um homem na Índia planta uma árvore por dia | Pplware Kids

Desde há 40 anos que um homem na Índia planta uma árvore por dia

A nordeste da Índia situa-se a maior ilha fluvial do mundo, Majuli. Este pedaço de terra está em risco de desaparecer completamente, contudo, a determinação de um homem, Jaday Payeng, adiou o fim deste lugar.

Este ativista ambiental local planta desde há 40 anos uma árvore por dia.


Mais de 550 hectares já reflorestados

Nos últimos 70 anos, as terras de Majuli encolheram por mais da metade. Os cientistas advertem que ela pode submergir totalmente nos próximos 20 anos.

A ilha está sob constante ameaça devido à extensa erosão do solo nas suas margens. A razão para tal erosão é provavelmente a construção de grandes aterros nas cidades costeiras ao rio Brahmaputra.

O rio inunda as terras na temporada de monções. Os aterros protegem as cidades indianas no seu curso, mas acabam por redirecionar a fúria devastadora do Brahmaputra para esta pequena ilha.

Mais de 35 aldeias foram destruídas desde 1991. Enquanto as autoridades governamentais ainda estão a tentar descobrir como salvar Majuli. O ambientalista, contudo, começou há quase 40 anos a fazer a sua parte.

 

De pequeno com uma ambição muito grande

Em 1979, Payeng, então com 16 anos, encontrou um grande número de cobras mortas devido ao calor excessivo depois destas terem sido arrastadas pelas inundações para um banco de areia sem árvores.

Foi a partir desse dia que o jovem traçou a sua missão e começou a sua caminhada para salvar Majuli da erosão através da plantação de árvores. Dedicou horas da sua vida, um trabalho incansável diário que o levou já a ter na sua conta 550 hectares de floresta plantada, um território maior do que o Central Park em Nova York (que tem 340 hectares).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta floresta é agora o lar de tigres-de-bengala e rinocerontes-indianos, e até recebe a visita de um rebanho de mais de cem elefantes regularmente.

Se ficou com curiosidade de saber mais sobre a fantástica luta de Payeng, veja o documentário “Forest Man of Índia” (em tradução livre, “Homem da Floresta da Índia”), em inglês:

A luta tem sido desigual, terrivelmente desigual. Por poucos que plantam, milhões poluem.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×