Coração de Plutão pode ter um oceano congelado por debaixo | Pplware Kids

Coração de Plutão pode ter um oceano congelado por debaixo

O Planeta anão, Plutão, tem estado na ordem do dia para a NASA. Alguns dados da sonda New Horizons, da agência espacial norte-americana, sugerem que existem processos complexos na superfície e também no subsolo do pequeno planeta.

Desde o passado dia 14 de Julho, data em que a nave New Horizons sobrevoou o mítico Plutão, que foram desvendados mais pormenores revelando uma nova imagem de um planeta que se encontra nos confins do sistema solar. Agora, há indícios de que a sua imagem icónica, o seu coração, esconda um oceano gelado por baixo.

sputnik


Os indícios foram encontrados na Sputnik Planitia, uma enorme bacia no planeta de vários quilómetros de área com formato de coração, com base nas fotografias tiradas pela sonda New Horizons, da Agência Espacial Norte-americana Nasa, em 2015.

A informação é da Agência Ansa e, a notícia, foi divulgada nos artigos publicados pela revista científica Nature das universidades norte-americanas do Arizona e da Califórnia. De acordo com a publicação, sob a superfície de Plutão poderá haver um oceano feito de gelo e de água numa consistência viscosa.

sputnik2

Segundo as pesquisas e os estudos concluídos a partir das imagens, esse oceano poderá ter ajudado a modelar e a mudar a estrutura do pequeno planeta, criando tensão na sua crosta e algumas fendas na superfície. Além disso, os especialistas também referiram que a imensa massa de água congelada pode ter sido a responsável pela reorientação do planeta, e que poderá ter essa função novamente no futuro. A Sputnik Planitia também se teria deslocado com o tempo, como consequência das variações no acumular de gelo na sua bacia.

Essas mudanças ocorreram também, em parte, pelas marés geradas na lua Carante, a mais próxima de Plutão.

Via: AB.ebc

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.