Conheça um “arco-íris” interestelar | Pplware Kids

Conheça um “arco-íris” interestelar

O universo está cheio de mistérios. Uns explicáveis, outros inexplicáveis. Hoje damos-lhe a conhecer um fenómeno explicável, um “arco-íris interestelar”. Venha conhecer mais sobre este arco-íris.

nasa_esa


A imagem deste “arco-íris” foi dada a conhecer pela NASA. Segundo o que consta, trata-se do maior conjunto dos mais brilhantes e maiores anéis de luz já vistos através de ecos de raios-X de uma estrela de neutrões.

Os anéis foram criados através de uma intensa expansão de uma estrela de neutrões e tal proporcionou uma oportunidade para calcular a distância da estrela até à Terra. A estrela em questão denomina-se Circinus X-1 e localiza-se no plano da Via Láctea, orbitando a par de outra estrela.

“Os morcegos utilizam pulsos sonoros para triangular a sua localização. Nós utilizámos os raios-X da Circinus X-1 para saber exactamente onde se localiza”

– Sebastian Heinz, investigador da NASA

De acordo com os cálculos efetuados, a Circinus X-1 está a 30.700 anos-luz- da Terra. Os pulsos de raio-X foram emitidos pela estrela de neutrões no final de 2013 e o fenómeno durou cerca de dois meses, período durante o qual a estrela se transformou numa das mais poderosas fontes deste tipo de radiação no espaço.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.