Conheça o longo caminho do lítio até chegar às nossas baterias | Pplware Kids

Conheça o longo caminho do lítio até chegar às nossas baterias

As necessidades energéticas actuais levam a que tenhamos de ter equipamentos com baterias que nos permitam estar permanentemente ligados e sempre contactáveis. Para isso usamos baterias cada vez mais eficientes, assentes em elementos como o lítio.

Este metal é recolhido em locais remotos do planeta, sendo depois transportado para as fábricas onde é usado para fabricar, entre outras coisas, baterias para os nossos equipamentos. É este caminho que hoje vamos conhecer, desde os locais mais ermos do planeta até às baterias que usamos no dia-a-dia.



É em locais ermos e remotos como o deserto do Atacama, no Chile, que este metal essencial é recolhido. Espalhado no chão das planícies de perder de vista, o lítio está misturado com o sal que cobre o solo, tornando-o um lugar rico.

O processo de recolha é simples mas demorado, obrigando a que seja misturado com água e que depois seja armazenado em grandes depósitos onde o sol evapora a água. Por fim, é moído até ser um fino pó, que depois é transportado para as fábricas onde vai ser usado para criar baterias.

Este é de longe um processo simples e fácil. Os locais onde ele “nasce” são de extrema agressividade e de difícil acesso. Mas mesmo assim a sua riqueza compensa, tornado-o essencial nos dias de hoje.

Este é mais um excelente exemplo de um material essencial que está disponível em locais ermos e de quase impossível acesso, mas que mesmo assim todos precisamos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.