Como detectar vida noutros planetas? A NASA tem uma proposta | Pplware Kids

Como detectar vida noutros planetas? A NASA tem uma proposta

A descoberta de vida extraterrestre é, há muitos anos, um desejo da população da Terra. Entre os que afirmam de forma convicta da presença de vida noutros planetas e que visitam o nosso com alguma frequência e os que acham tudo isso um perfeito disparate, existe muita gente que até acredita que, em alguma galáxia longínqua possa existir vida, sim, ou poderá até existir nalgum dos nossos planetas vizinhos.

A NASA, sendo uma das maiores agências espaciais do mundo, obviamente que quer ser capaz de desvendar esse mistério e revelou, esta semana, um aparelho que poderá vir a ser a solução.

nasa_vida


O dispositivo desenvolvido por cientistas da NASA pode ser considerados um pequeno laboratório capaz de analisar amostras de materiais associados com a vida.

“Se este instrumento for enviado para o espaço, será o dispositivo mais sensível do seu tipo a sair da Terra e a ser capaz de avaliar aminoácidos e ácidos gordos“, referiu Jessica Creamer, cientista da NASA.

Estes aminoácidos e ácidos gordos são essenciais para a existência de vida, tal como a conhecemos. Os aminoácidos são responsáveis pela construção de proteínas e os ácidos gordos são os principais componentes das membranas celulares, contudo, ambos podem ser formados sem que haja qualquer sinal de vida. Por este motivo, o dispositivo é capaz de diferenciar a origem destes ácidos.

nasa_1
 

Como funciona?

O aparelho é um pequeno laboratório que recolhe uma amostra recolhida num planeta, mistura-a com água líquida e aquece-os a 100º Celsius, para que seja possível avaliar as suas moléculas orgânicas.

Em seguida, a amostra é misturada com uma corante fluorescente dentro do equipamento que se une aos ácidos gordos e aminoácidos. Depois deste processo existirá uma separação das substâncias que serão analisadas por um laser, que devido ao corante, torna-se possível detectar a presença de vida.

Fonte: NASA

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×