Cientistas criaram plástico que se decompõe na água do mar | Pplware Kids

Cientistas criaram plástico que se decompõe na água do mar

O plástico nas águas do mar tem sido uma calamidade crescente que ameaça severamente o presente e sobretudo o futuro da humanidade. Não há, contudo, uma alternativa ao uso do plástico que possamos dizer que está pronta a fazer a substituição, há sim ideias, conceitos e produtos que não são totalmente alternativa.

Agora, um grupo de cientistas chineses desenvolveu um tipo de plástico especial. Este decompõe-se nas águas do mar, sem deixar resíduos. O seu objetivo é combater a poluição dos oceanos, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.


Já não é a primeira vez que este tipo de ideia chega à comunicação social. Contudo, a decomposição do material, composto por poliéster, em água marinha, é uma ideia interessante, isto porque pode demorar entre alguns dias e vários meses, gerando pequenas moléculas que não causam poluição, segundo Wang Gexia, engenheiro do Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências, citado pela Xinhua.

Durante muito tempo, as pessoas preocuparam-se com a contaminação do plástico apenas nos solos. A poluição dos mares apenas teve a atenção das pessoas nos últimos anos, com as notícias de animais marinhos mortos.

Afirmou o cientista responsável pelo projeto.

Os investigadores combinaram hidrólise não enzimática, dissolução na água e processos biodegradáveis para criar o novo material.

Todos os anos, cerca de 4,8 milhões a 12,7 mil milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos mares, representando cerca de 60 a 70% de todos os poluentes sólidos nos oceanos, como referem vários cientistas citados no XinhuaNet.

Devido às atividades humanas e às correntes oceânicas, a maior parte do lixo está fica concentrado a norte e a sul do Oceano Pacífico, Atlântico e Índico.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×