Cientificamente o pai de Nemo passaria a mãe após esta morrer | Pplware Kids

Cientificamente o pai de Nemo passaria a mãe após esta morrer

Ao que parece a história do filme “À procura de Nemo” está mal contada. O peixe-palhaço (espécie de peixe protagonista do filme), faz parte das inúmeras espécies animais que têm características diferentes do normal. E a diferença que este peixe tem é a alteração de sexo do macho quando a fêmea morre. Mas porquê e como isso acontece?



A fêmea é o elemento mais importante da espécie

Todos nós vimos ou conhecemos a história de “À procura de Nemo”, em que um casal de peixes- palhaço, que vivia numa anémona, estava feliz por ir ter uma enorme família. Até que, ao mostrar que o sítio era seguro para viverem, a fêmea foi comida por uma barracuda. O que restou do feliz lar foi o pai e apenas um ovo, o ”Nemo”. Depois do nascimento do “Nemo”, este foi para a escola e ao afastar-se um pouco mais acabou por se perder. A história é a aventura e o reencontro com o seu progenitor.

Até aqui tudo bem, mas cientificamente, o decorrer da história não seria da mesma forma. Quando a fêmea morre, o peixe- palhaço macho sofre alterações hormonais e transforma-se em fêmea. É um processo de demora algumas semanas, o que quer dizer que “Marlin”, o pai do “Nemo” na altura do seu reencontro já seria uma fêmea. Mas, se repararmos bem, no regresso de “Nemo” o progenitor fica muito mais destemido. Será que já era fêmea e não demos por isso?

Características do peixe- palhaço ajudam à sobrevivência da espécie

O peixe- palhaço tem uma característica própria. Esta espécie de peixe vive em águas tépidas do Pacífico, em anémonas, ou por vezes em corais, e enquanto estas lhe dão abrigo a si e à sua família, o peixe retribui-lhe com os seus restos de alimentos que a anémona utiliza. Nunca se afastam muito da sua anémona, para estarem protegidos. Em geral, em cada anémona vive uma colónia de peixes- palhaço, uma fêmea grande, um macho menor e outros macho que não se reproduzem, ainda menores. E é a fêmea que defende a sua família dos ataques de predadores. Se a fêmea desaparece, o macho da colónia sofre uma reversão sexual em resposta às necessidades reprodutoras.

Outras espécies com características únicas

Dentro do universo da vida animal há factos muito interessantes, por exemplo sabia que a formiga levanta 50 vezes o seu peso, e consegue puxar 30 vezes o equivalente ao seu próprio peso; que o olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro; que os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto; ou que os camarões têm o coração na cabeça? Parece estranho, não é? Mas a verdade é que é mesmo assim, e tudo tem uma explicação para assim ser.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×