Casa totalmente impressa em 3D demorou só 24 horas a fazer | Pplware Kids

Casa totalmente impressa em 3D demorou só 24 horas a fazer

As impressoras 3D estão a ganhar o seu espaço e já vimos, mesmo que no segmento da construção civil, que este será um passo gigante. Com estas máquinas iremos ter casas mais baratas e com um fabrico muito mais rápido.

A casa que mostramos agora foi construída em 24 horas e custou cerca de 10 mil euros.


Actualmente uma habitação T1 construída nos tradicionais materiais em Portugal, betão, bloco, tijolo e outros materiais para erguer a estrutura, deverá custar entre os 30 e os 50 mil euros (em algumas zonas). Na Rússia construíu-se uma casa com 38 metros quadrados, perfeitamente habitável com recurso a uma impressora 3D.

A obra esteve ao cargo da empresa Apis Cor que tem uma impressora que usa tecnologias modernas de injeção de betão para fabricar as casas. Os acabamentos são à parte… a colocação das portas, janelas, o isolamento termo-acústico e as tubagens foram colocados no mesmo dia porque o material já permitia, inclusive os trabalhos de pintura.

Esta impressora tem contudo, e como de pode ver no vídeo, alguns problemas com as baixas temperaturas, mas foram resolvidos com uma tenda que envolveu a máquina e foi colocada a temperatura ideal para a impressão.

A casa tem a mesma segurança que uma casa convencional, onde os alicerces foram projectados para dar a estabilidade assim como as questões de resistência e isolamento estiveram ao cargo da fibra de vidro e poliuretano. É uma casa mais ecológica, mais económica e com certificação energética.

Cada metro quadrado custa 275 dólares, logo pelos 38 metros quadrados o preço ronda os 10 mil dólares.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.