Bactéria encontrada na Antártica pode explicar vida extraterrestre | Pplware Kids

Bactéria encontrada na Antártica pode explicar vida extraterrestre

Um novo tipo de bactéria foi descoberto por um grupo de cientistas australianos, da Universidade de Nova Gales do Sul. Segundo estes, esta bactéria consegue sobreviver apenas dos produtos químicos existentes no ar.



Sobrevivente em condições extremas

Hidrogénio, monóxido de carbono e dióxido de carbono são os “alimentos” destes micróbios que conseguem sobreviver em condições extremas e fora do vulgar.

Encontrado na Antártica, este novo tipo de bactéria, que consegue sobreviver dos produtos químicos do ar, pode levar a repensar as formas de vida que podem existir nos outros planetas.

A grande questão é como os micróbios podem sobreviver quando há pouca água, os solos são muito baixos em carbono orgânico e há pouca capacidade para produzir energia do sol através da fotossíntese durante a escuridão do inverno

Questiona a principal pesquisadora Belinda Ferrari

Conseguir sobreviver na Antártica não é para qualquer um. Devido às temperaturas extremas, escassez de água, longos períodos sem luz solar, e até radiação ultravioleta, não são condições favoráveis à existência de vida em certas zonas da Antártica.

É importante entender este diferente processo

Mas, contudo, a verdade é que este micróbio consegue sobreviver perante este cenário. Como é possível que possa sobreviver sem as fontes de energia normais, sem o processo da fotossíntese?

A fim de entender como é possível, os investigadores retiraram amostras de solo de duas partes do continente sem gelo. Ao fazer a reconstrução dos genomas de 23 micróbios, foi-lhes possível identificar dois grupos de bactérias que apelidaram de WPS-2 e AD3.

As espécies encontradas no solo continham genes que conseguiam sobreviver com hidrogénio e monóxido de carbono, e conseguiam captá-los do ar de forma bastante rápida.

Será que este tipo de bactéria existe noutros sítios do nosso planeta? E noutros planetas? Será que existem, noutros planetas, formas de vida que conseguem sobreviver apenas com o que respira?

Este micróbio, agora encontrado, pode ser apenas “a porta de entrada” para descobertas importantes no que diz respeito há existência de vida noutros planetas e até conseguir entender-se de que forma conseguem sobreviver. Até agora não se achava possível que algo vivo sobrevivesse nestas condições.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×