Antártida está a ganhar gelo, diz a NASA | Pplware Kids

Antártida está a ganhar gelo, diz a NASA

As preocupações com o aquecimento global e o degelo têm feito os títulos dos jornais quando o assunto é a preocupação ambiental. Para muitos é já um dado adquirido que a subida do nível do mar e o degelo estão interligados e que está irremediavelmente perdido o reservatório gelado que o planeta tinha nos seus glaciares.

Agora, segundo um recente estudo da NASA, a Antárctida actualmente está a ganhar mais gelo que a perder. Isso é bom sinal!

pplware_antartida01


Os resultados surpreendentes, detalhados no Journal of Glaciology, não negam que os glaciares estejam a derreter a um ritmo maior em resultado do aquecimento global, mas sugere ganhos actuais que superam as perdas noutras outras áreas. Recorrendo aos dados de satélite, os investigadores estimam que a camada de gelo da Antárctida teve um ganho líquido de 112 mil milhões de toneladas de gelo por ano entre 1992 e 2001. Este ganho líquido, eventualmente, abrandou entre 2003 e 2008, para 82 mil milhões de toneladas de gelo por ano.

“Estamos essencialmente de acordo com outros estudos que mostram um aumento da perda de gelo na Península Antárctida, na região de Pine Island e Thwaites da Antárctida Ocidental”, disse o investigador Jay Zwally da NASA Goddard Space Flight Center. “A nossa principal discordância é na Antárctida Oriental e no interior da Antárctida Ocidental – lá, vemos um ganho de gelo que excede as perdas noutras outras áreas.”

Há, contudo, um estudo que desafia as investigações apresentadas em cima, inclusive são suportadas por um relatório das Nações Unidas, do painel intergovernamental das alterações climatéricas, datada de 2013, que refere que o nível do mar tem aumentado 0,27 milímetros por ano resultante do degelo da Antártida.

pplware_antartida00

Mas então se a Antárctida não está a perder gelo, de onde vem o aumento do nível do mar?

Os investigadores não têm a certeza, estes sugerem que há um outro contributo mas que ainda não foi descoberto. Os resultados mostram o quão difícil é para medir as mudanças na Antárctida.

Os Investigadores analisaram as variações na altura da superfície do manto de gelo da Antárctida utilizando instrumentos de radar de dois satélites da Agência Espacial Europeia entre 1992 e 2001, e por sensores laser de um satélite da NASA de 2003 a 2008. Outros cientistas também observaram ganhos em elevações na zona Este da Antárctida, contudo, estes ganhos tinham sido erradamente atribuídos à queda de neve recente. Os investigadores usaram dados meteorológicos que remontam a 1979 para mostrar os núcleos de gelo na área tinha de fato sido espessamento.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


6 Comentários

    • Mas o que falta na nossa? Até refere esses estudos. Refere mesmo que a queda de neve poderia ter sido a causa da justificação de um aumento referido por outra linha de investigadores. E também está a tal discordância entre várias correntes de estudiosos.

  1. ” 0,27 por ano ” cm ,mm?

  2. Tem um vulcão ativo na antártica que poderia acabar com a camada de gelo e aumentar o nível do mar.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×