Amnésia temporária causada por água fria do mar | Pplware Kids

Amnésia temporária causada por água fria do mar

De férias na Croácia, um homem que estava coma sua mulher, no mar tranquilamente, ao sair da água não se lembrava do sítio onde estava nem o que estava ali a fazer. Mas isto pode acontecer a qualquer um de nós.



Estranha crise de Amnésia

De um momento para o outro, o britânico Paul Boulding, ao sair do mar teve um estranho caso de amnésia. Uma perda temporária de memória durou-lhe 6 horas, recordava-se de quem era, da sua mulher e de todas as suas memórias mais antigas, mas os últimos 10 dias tinham desaparecido.

Na sequência do sucedido a sua mulher, Kirsty, chegou a pensar que se tratava de um derrame cerebral ou algum tipo de demência súbita. Paul não conseguia registar os acontecimentos acabados de acontecer, uma vez que perguntava repetidamente algumas coisas.

A meio da tarde, Paul falou de uma caminhada que tinham destinado fazer, tudo pareceu estar a voltar ao normal e, aos poucos lembrou-se dos últimos 10 dias. Apenas as 6 horas desse dia permaneceram em branco, não tem memória dessas horas.

Perda súbita de memória não é assim tão estranho

Adam Zeman explica o que aconteceu, professor de Neurologia Cognitiva e Comportamental da Universidade de Exeter, em Inglatera, entendido no assunto, diz que casos destes aparecem mais do que se imagina.

Paul sofreu um episódio de amnésia global transitória. Esta perda súbita de memória, temporária e de curto espaço de tempo, está ligada a outras condições neurológicas comuns tais como acidentes vasculares cerebrais ou crises de epilepsia.

Aparentemente o hipocampo, a parte do cérebro que está programada para a fixação e consolidação da memória a curto prazo, deixa de funcionar por um determinado período de tempo.

Possivelmente nunca tinha ouvido falar em tal coisa mas, aparentemente este tipo de episódios são mais frequentes do que se imagina. Este tipo de amnésia afeta 1 em cada 10 mil pessoas por ano. A parte boa é que normalmente quem teve não volta a ter.

Causas- Stress e Ansiedade

Mas há uma explicação para que tais crises surjam. Esta amnésia temporária pode ser derivada do stress, quer seja ele físico ou psicológico, e pode ser desencadeada por banhos de água muito fria; água muito quente; grandes esforços físicos; ou notícias desagradáveis. Um fator agravante é a ansiedade, que faz com que a pessoa corra maior risco de desenvolver amnésia global transitória.

Ainda não está claro o que acontece exatamente no hipocampo, num episódio de amnésia global transitória. Inicialmente, acreditava-se que a crise poderia estar relacionada com epilepsia, com um ‘mini-derrame’ cerebral ou enxaqueca, mas depois vimos que se tratava de uma síndrome distinta

constata Adam Zeman

Uma situação destas não é de todo agradável e deixa todos à sua volta preocupados e sem entender o que está a acontecer. Podendo ser confundido com derrame cerebral ou uma crise de epilepsia, há que ter em conta que este tipo de problemas dão outros sinais de alerta enquanto que a amnésia temporária é apenas isso, perda de memória.

O que há a fazer é procurar um médico e manter-se o mais calmo possível para que tudo volte ao normal.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×