Alguém saberá quantos anos tem a Lua? | Pplware Kids

Alguém saberá quantos anos tem a Lua?

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 mil milhões de anos. Estes novo dado atribuiu ao satélite natural da Terra uma idade bem mais avançada.


Num relatório publicado pelo site oficial da universidade, estão os dados destacados de uma conclusão que teve por base de estudo amostras recolhidas na superfície lunar durante a missão Apollo 14, realizada em 1971. Os cientistas examinaram oito amostras de minerais que se conservaram em estado primitivo.

O mineral zircão é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela a sua origem

Explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, colaborador da investigação.

Já no passado foram levantadas suposições sobre a idade da Lua e todos os dados recolhidos que poderiam aferir a sua idade tinham como base as rochas locais, que sofreram alterações devido às colisões com os meteoritos. Conforme refere McKeegan, essas amostras não davam dados precisos sobre o satélite da Terra.

Agora, esta investigação indica que a Lua foi formada há 60 milhões de anos logo após o nascimento do Sistema Solar. Os dados que antes determinavam a idade da Lua apontavam para que esta tivesse entre 100 e 200 milhões de anos. É muito mais velha a nossa Lua.

Via: Sputnik News

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. Considerando que o “nascimento” do sistema solar terá ocorrido há cerca de 4,5 mil milhões de anos, e o próprio “Big Bang” há 14 mil milhões de anos, o vosso último parágrafo parece indicar que a Lua é muito mais velha que o próprio Universo (60 mil milhões de anos)!

    Surpreendente!

    • Obrigado pelo reparo. De facto a Lua, segundo os últimos estudos apresentados pela UCLA deverá ter 4,51 mil milhões de anos. O valor que inicialmente se estiva, de 60 milhões de anos, é que estava erradamente escrito como 60 mil milhões.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.