Air Ink: Chegou a primeira tinta feita da poluição do ar | Pplware Kids

Air-Ink: Chegou a primeira tinta feita da poluição do ar

A poluição existente no planeta é uma das mais crescentes preocupações de uma grande parte dos seres-humanos. Não é só o meio ambiente que fica comprometido, mas também a nossa saúde e ainda existência.

Assim, foi criada a Air-Ink, uma caneta cuja tinta é feita com a poluição do ar.




A ideia surgiu quando um dos criadores, Anirudh Sharma, se encontrava na Índia e reparava que as suas roupas ficavam sujas apenas e só por andar na rua. Assim, induziu que, possivelmente, a poluição pudesse ser uma fonte de pigmentos. Desta forma, pensou em criar o projeto Air-Ink.

Este projeto nasce, assim, do trabalho de Anirudh Sharma, Nitesh Kadyan e Nikhil Kaushik, que criaram um aparelho cilíndrico que capturava partículas de fuligem assim que era adaptado a tubos de escape.

Após este processo, o pó preto era recolhido e, depois, purificado em partículas de metal e vidro. De seguida era misturado com óleo vegetal o que dava, então, origem aos tinteiros, que também podem ser compatíveis com os das impressoras.

Vejam mais pormenores da Air-Ink neste vídeo:

Neste momento, o projeto Air-Ink encontra-se em campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter – ver aqui –  até ao mês de Março de 2017. O valor inicialmente pedido era de 14 mil dólares, sendo que a ideia já recebeu mais de 28 mil dólares.

O próximo passo é a comercialização de canetas Air-Ink, feitas com esta tinta originária da poluição do ar. Atualmente já foram criadas canetas com 2mm, 15mm, 30mm e 50mm.

Para este procedimentoserão colocados dispositivos, designados Kaalink, nos tubos de escape para a recolha da tinta.

Um Kaalink poderá recolher até 95% de substâncias poluientes e, em apenas 45 minutos, recolhem o suficiente para encher um tinteiro.

Espera-se que em Julho de 2017, sejam entregues as primeiras canetas com esta tinta.

Mais informações | Air-Ink

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.