A sonda Juno chega a Júpiter esta madrugada | Pplware Kids

A sonda Juno chega a Júpiter esta madrugada

Lançada para o espaço a 5 de Agosto de 2011, com a missão de explorar o planeta Júpiter, a sonda da NASA Juno já atingiu a sua atmosfera e deverá finalmente manter a órbita do planeta esta madrugada, mais precisamente, por volta das 3 da manhã de Portugal Continental.

juno_jupiter_nasa_1


Júpiter é um dos planetas mais importantes para a humanidade na compreensão daquilo que se passa no espaço. Galileu Galilei, a 1610, fez as primeiras observações das quatro maiores Luas do planeta que vieram a dar força à teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, 67 anos antes. Desde então que nunca mais se parou de tentar conhecer um pouco mais deste planeta.

A sonda Juno que hoje entrou na atmosfera de Júpiter, prepara-se para uma das fases mais cruciais da sua missão: permanecer em órbita com o planeta.

Esta sonda, que nos últimos quase 5 anos viajou a uma velocidade de 38 mil quilómetros por hora, se se mantiver em órbita com Júpiter até dia 20 de Fevereiro de 2018 (data prevista para o fim da missão), deverá fornecer informações sobre o início do sistema solar e sobre como os planetas se formaram. No fundo, poderá ajudar a compreender a evolução do nosso próprio planeta.

juno_jupiter_nasa_2
 

A Juno

Juno é o nome da mulher de Júpiter, segundo a mitologia romana. Ela tinha a capacidade de ver através das nuvens, e é mesmo isso que a NASA pretende: estudar o planeta através daquilo que a Juno irá conseguir revelar por trás das nuvens.

Esta é uma sonda composta por 3 painéis solares de 9 metros cada, um corpo central de 3,5 metros de altura e diâmetro e um peso aproximado de 3,6 toneladas. Esta sonda está protegida por um escudo em titânio para suportar os altos níveis de radiação a que estará exposta durante a missão. Uma missão onde já foram investidos cerca de mil milhões de euros.

Para assistir de perto a esta missão, poderá fazê-lo através da aplicação NASA Eyes, disponível aqui. A NASA, às 5 da manhã, fará um comunicado sobre o sucesso da missão.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.